Tratamentos

01.

Hipnose Clínica

A Hipnoterapia Clínica é uma abordagem terapêutica que utiliza a hipnose como forma de regredir até à fonte ou origem do comportamento que o paciente deseja alterar, ou seja, ter acesso às memórias que todos guardamos no subconsciente, e que determinam os nossos comportamentos atuais. É uma técnica segura e eficaz, cada vez mais utilizada na área da saúde.

A Hipnoterapia apresenta riscos?

A hipnoterapia não apresenta qualquer risco. A pessoa que se submete à hipnose tem sempre o controlo do que se passa, está sempre acordada e consciente, apesar de muito relaxada. Não dirá nada que não queira dizer e recorda-se de tudo o que se passou na sessão.
No entanto, pessoas que tenham consumido drogas ou álcool ou que apresentem distúrbios mentais não devem ser submetidas à hipnose por poderem confundir a realidade com memórias já vividas.

A Hipnoterapia funciona para todos os casos?

Todas as pessoas podem ter resultados benéficos, desde que queiram ser hipnotizadas. Por vezes, as pessoas com um elevado estado de ansiedade necessitam de mais tempo para confiarem no terapeuta e começarem, finalmente, a relaxar.

Quem pode recorrer à hipnose?

Todas as pessoas, desde que não tenham consumido álcool ou drogas ou sejam portadoras de doenças de foro mental. As crianças a partir de cerca de 10 anos respondem muito bem à hipnose, no entanto, hipnoterapeutas com especialização em crianças conseguem trabalhar com idades mais precoces.

O paciente fica dependente desta terapia ou fica “curado” de vez?

O objetivo é que rapidamente a pessoa possa evoluir e deixar de ter o sintoma que apresentava. As memórias que forem tratadas, ficam definitivamente tratadas. Não há nenhum tipo de dependência e trabalha-se para uma rápida melhoria do paciente.

 

Qual a taxa de sucesso associada a esta terapia?

Há diversos estudos sobre a eficácia desta abordagem, todas apontando para um elevado nível de sucesso e, mais importante ainda, por perdurarem os resultados. Um estudo realizado e publicado na American Health Magazine pelo Psicólogo e Ph.D Alfred A. Barrios, sobre a recuperação de pacientes com depressão em diferentes técnicas, conclui que: “Psicanálise 38% de recuperação após 600 sessões; Terapia comportamental 72% de recuperação após 22 sessões; Hipnoterapia 93% de recuperação após 6 sessões.”

Quais os principais conselhos a quem vai recorrer a esta terapia pela primeira vez?

É importante recordar uma frase que todos conhecemos, mas à qual, por vezes, não damos o verdadeira importância: “mente sã, corpo são”. Ou seja, quanto mais valorizarmos o nosso equilíbrio emocional, mais saudáveis ficamos física e emocionalmente. Recorrer à hipnoterapia permite conhecer a riqueza do nosso mundo interior e, ao explorá-la e ao apaziguar as nossas mágoas, estamos no caminho para uma vida mais tranquila e feliz.

A hipnose é perigosa?

Não. O estado de profundo relaxamento que a hipnose provoca traz uma sensação de bem-estar, que resulta da obtenção do equilíbrio fisiológico. É utilizada não apenas para conhecer vidas passadas, mas também para a redução do stress, tratamento de fobias, dores crónicas, ansiedade, depressão, doenças psicossomáticas, entre muitas outras. Não deve existir medo de perder o controlo ao serem hipnotizados. Não é possível ser hipnotizado se não quiser. Toda hipnose é uma auto-hipnose. O hipnotizador só conduz o processo, é um instrumento para auxiliar a obter um relaxamento mais profundo.

 

Quando estou em transe fico inconsciente?

Não, fica num estado ampliado de consciência, ou seja, num estado focalizado de atenção, que permite aceder à mente inconsciente onde se encontram todas a memórias.

 

Pode acontecer não voltar do transe?

Se eventualmente, por estar num transe mais profundo, o paciente não aceitar a sugestão de voltar imediatamente, basta deixá-lo mais algum tempo e, naturalmente, o transe hipnótico se transforma em sono fisiológico e ele acorda.

 
02.

Reiki

O Reiki é uma terapia complementar que promove o equilíbrio pessoal e tem a capacidade de potenciar melhorias a nível físico e emocional, mas também mental ou espiritual, de acordo com o interesse de cada um.

Não está relacionado com qualquer sistema de crenças ou religião, podendo ser encarado como uma técnica que facilita o relaxamento e o crescimento individual.

O Reiki é aplicado pela imposição ou toque das mãos. Sabe-se que o toque tem particularidades terapêuticas e pode ser administrado nesse sentido.

O Reiki é Energia Vital e o terapeuta atua como um facilitador que permite regular, alinhar e harmonizar o campo energético da pessoa.

A terapia Reiki não substitui nem desaconselha os cuidados médicos convencionais. Pelo contrário, o objetivo será sempre o de complementar, porque o corpo humano é mais do que apenas matéria física. Assim, o Reiki integra-se numa perspetiva holística de cuidados, procurando contribuir para a melhoria da saúde individual como um todo.

Geralmente os tratamentos de Reiki motivam as pessoas e aumentam a sua capacidade para tomarem decisões.

Tudo está dentro do pensamento e amor que se emite na prática do mesmo.

 
03.

Hipno-Reiki

Este é um método terapêutico desenvolvido por Suzana Soares, onde são utilizadas técnicas de Hipnose Clínica, de Regressão e Reiki, para um total equilíbrio e harmonização dos corpos físico, mental, emocional e espiritual.

Hipno-Reiki é uma modalidade de cura que combina maravilhosamente duas terapias muito poderosas: Reiki e Hipnose.

Este método de tratamento foi criado para ser extremamente eficaz na produção de cura em todos os níveis do ser humano; isso inclui níveis físico, emocional, espiritual e mental. Assim, quando as abordagens são utilizadas em conjunto, o potencial de cura que pode ser alcançado com o tratamento de Hipno-Reiki é muito maior do que a de um tratamento de Hipnose Clínica ou Reiki sozinho.

 

Vantagens e benefícios do Hipno-Reiki

O Reiki e a Hipnose de Regressão são métodos simples e eficazes para dissolver bloqueios energéticos, permitindo reequilibrar a energia do nosso corpo, mente e espírito, criando um estado de harmonia (saúde). A pessoa é levada a deixar de lado emoções e traumas antigos, como raiva, medos, ansiedades, conflitos, entre outros, e permite que tome consciência de uma nova abordagem positiva para a vida. Melhora a cura física, promove a sensação de clareza mental e calma. Alinha o sistema de energia do corpo com os pensamentos de saúde e bem-estar.

 

  • Alivia dores físicas

  • Reduz o stress e a ansiedade

  • Auxilia em problemas de insónia

  • Fortalece o sistema imunitário

  • Potencializa o tratamento das causas das doenças

  • Acelera a recuperação da saúde

  • Atua em estados depressivos e traumáticos

  • Promove a autoestima

  • É benéfico antes e depois de intervenções cirúrgicas

  • Ajuda a eliminar vícios como o tabaco, álcool e substâncias ilícitas

  • Restaura a saúde física, psíquica e emocional

  • Desenvolve a criatividade

  • Liberta traumas emocionais do presente e do passado

  • Expande a consciência

  • Desenvolve a intuição

  • Ajuda o crescimento espiritual

  • Equilibra todo o ser

  • Reforça a aura

  • Purifica e harmoniza os Chakras

A energia Reiki tem inteligência própria, encaminhando-se para o ponto onde é mais necessária.

O Reiki acelera o processo de limpeza e conhecimento do inconsciente e pode ser usado em conjunto com outros tratamentos, facilitando o conhecimento interior e a harmonização pessoal.